Páginas

segunda-feira, 24 de junho de 2013

AS TRES MURALHAS DA RECANALIZAÇÅO DAS TROMPAS

São muitas as variáveis no resultado de uma cirurgia, mas existe o que se pode resumir em acontecimentos previsíveis, ou encruzilhadas já conhecidas. No caso da cirurgia para Recanalização  Tubária, costumo dizer que são três, as principais muralhas para se chegar á vitória, e comemorar com o seu bebê. 

Tudo começa no dia em que você fez a sua ligadura das trompas. A primeira muralha. Nao sei por que, e isso acontece com frequência, os colegas médicos têm retirado porções extensas das trompas, DESNECESSARIO, e a OMS e a FEBRASGO que o digam, prejudicando o resultado e o sucesso da cirurgia para Recanalização tubária. Sem falar nos verdadeiros "barbeiros", que MUTILAM  as trompas das pacientes, crime de lesão corporal gravíssima, segundo o Código Penal, artigo 129.
Mas digamos que você foi submetida á técnica de Pomeroy, a mais utilizada, e que garante á paciente a certeza de não engravidar, mas com chance de reversão. Nesta técnica, só se retiram 2,5cm de cada trompa, porção que é retirada do meio da trompa, nem tão perto do útero, e nem tão perto das fímbrias, as famosas mãozinhas das trompas. Nesse caso você já passa DIRETO para a segunda muralha. Percebeu? A atitude de um profissional interfere DIRETAMENTE no resultado á se esperar, e sendo esse profissional bem qualificado, você está LIVRE para escolher o arrependimento, com grandes chances de reverter o quadro.

A segunda muralha está no fato do sangue proveniente do próprio local da cirurgia, vir á "entupir" a luz da trompa, já que o sangue funciona como uma "cola". Aqui mais polêmica. Se perguntarmos a muitos ginecologistas se isso acontece, todos concordarão que é possível. E se perguntarmos se existe como evitar, a maioria dirá que não, mas, dirão também que o próprio organismo toma a providência de retirar o sangue do interior da trompa, já que ali se trata de um orgão com luz. Certo. Mas se aguardamos isso acontecer, como muitas, apenas 30% das trompas estarão "abertas" depois de três meses. Uma estatística pobre, responsável pela má fama desta cirurgia, levando muitas pacientes á recorrerem á FIV, perdendo a chance de uma gravidez natural. 
Mas nesta "muralha" as nossas pacientes recebem um tratamento clássico, que aprendi há 27 anos na UFF, com o honrado Professor Altamiro Vianna, e venho praticando desde então, chamado HIDROTUBAÇÅO. Nesse caso observamos 80% das pacientes com trompas desobstruídas após a cirurgia (excluindo as mutiladas). 
A terceira muralha, eu digo que será a paciente engravidar no período de 2 meses á 2 anos. Após esse período, observamos num grupo de dez pacientes operadas (excluindo as mutiladas!), sete pacientes grávidas e três não. Dessas três, todas terão as trompas desobstruídas, mas sem o movimento das trompas. Neste caso as trompas não se movem, e então não "pegam" o óvulo na ovulação. Aqui acrescento que, depois de modificar detalhes da técnica cirúrgica, nossa equipe observou um aumento na incidência de gravidez pós- cirurgia. 
Isto não aconteceu por um acaso, pois foi fruto de anos, e centenas de Tuboplastias realizadas, nas pacientes que tomaram conhecimento dessa cirurgia pelo RJ TV, na véspera do dia das mães do ano 2000. As cirurgias eram realizadas através do SUS pela nossa equipe, no Hospital das Freiras de São Gonçalo. 

Lancei na web um apelo, para que as pacientes que forem recorrer á laqueadura, que se utilizem de um documento chamado CONSENTIMENTO POS-INFORMADO, onde deverá constar a Técnica de Pomeroy, como opção para a ligadura das trompas. Informe-se. Discuta. Defenda o seu direito. Afinal de contas, o mundo é das mulheres! 
                                                                                  dr andre vaz 


TELEFONE CENTRAL: (21) 2603-8679 e celulares:

                           VIVO   (21) 99680-0374 
                             Oi     (21) 98878-5136
                          CLARO (21) 96803-4913
                            TIM   (21) 98012-2779

45 comentários:

  1. Quando o Sr. diz " a paciente engravidar no período de 2 meses á 2 anos" dois meses não é pouco tempo para engravidar, depois de passar pela cirurgia, não pode haver problema com a cicatrização?

    ResponderExcluir
  2. Maria lima, existe uma corrente que defende o uso de pilula anticoncepcional durante seis meses, baseado nessa sua hipótese, mas estudos comprovam que após dois meses de cirurgia, tendo feita as hidrotubações, as trompas estão perfeitas para engravidar.,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou laqueada há 12anos gostaria de saber sobre o valores pra reverte laqueadura

      Excluir
  3. Dr. Eu tenho hidrossalpingite nas duas trompas, qual o tratamento adequado? será que conseguirei engravidar naturalmente? não faço nenhum tratamento pois estou desacreditada, e não posso pagar por outros métodos, como a FIV, por favor, pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  4. Dr fiz uma recanalizaçao em 05/12/14 e ate agora ñ fiquei grávida. Será q vou engravidar doutor? O médico me garantiu q o lado direito foi tudo bem mais o esquerdo ele ñ estava confiante. Acha q posso ter esperança

    ResponderExcluir
  5. Dr fiz uma recanalizaçao em 05/12/14 e ate agora ñ fiquei grávida. Será q vou engravidar doutor? O médico me garantiu q o lado direito foi tudo bem mais o esquerdo ele ñ estava confiante. Acha q posso ter esperança

    ResponderExcluir
  6. Dr. Sou do Maranhão nao sei qual tipo de prossedimento o medico q fez meu parto utilizou fiz o exame histerossalpingografia para saber como estão as trompas e deu obstrução tubária bilateral sera que tem como fazer a recanalização.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Utilizo a recanalização para os casos de reversão da laqueadura tubária. Os casos de obstrução tubária devem ser avaliados com muito cuidado, pois geralmente são de causa inflamatória-infecciosa, e costumo tratar ANTES com a hidrotubação, para depois avaliar a necessidade de complementação com videolaparoscopia. dr andre vaz

      Excluir
  7. Julcivan, não são todas as pacientes que conseguem engravidar, mesmo com a trompa permeável após a cirurgia. Leia o texto acima com atenção, pois foi explicado o porque. dr andre vaz

    ResponderExcluir
  8. Olá André, tenho uma dúvida,fiz a recanalizacao há dois meses, desde então ainda não mantive relações sexuais isso interfere em algo?
    Tenho 33 anos a minha cirurgia foi feita com ambas as trompas canalizadas com sucesso,não sou casada ainda é optei por fazer a cirurgia antes de casar, a minha dúvida é se eu demorar a manter relações sexuais isso pode comprometer o resultado da cirurgia ?
    Grata pela sua atenção .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, o espermatozoide contem hialuronidase, enzima que ajuda na manutenção da homeostase no interior das trompas. dr andre vaz

      Excluir
    2. sim, o espermatozoide contem hialuronidase, enzima que ajuda na manutenção da homeostase no interior das trompas. dr andre vaz

      Excluir
  9. Dr se tirar as trompas pode ser colocadas novamente????

    ResponderExcluir
  10. Dr.faz exatos 17 anos que liguei as trompas mas me arrependo se eu quisesse engravidar qual procedimento e se tem algum por onde deveria começar?

    ResponderExcluir
  11. Dr.o medico q me ligou me informou q as cirurgias dele são muito difíceis de reverter ...ele ate falou q me opera so pra v se tem como reverter...mas será se naon tem um exame q possa fazer pra evitar ter q me abrir so para v?

    ResponderExcluir
  12. Dr. Boa Tarde, fiz o exame de histerossalpingografia e o contraste circula por ambas as trompas, porém, não tem mobilidade, nunca tive filhos, tentei uma FIV sem sucesso, existe algum tratamento para tratar a mobilidade as trompas? Muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafaela, a alteração da mobilidade não é uma causa isolada, e sim faz parte de um quadro de sequela infecciosa.
      trato casos como o seu com a hidrotubação, não vejo a FIV como única solução. dr andre vaz

      Excluir
  13. Eu estou doida para faz a canalização quero te mais um filho , gostaria de Saber o valor

    ResponderExcluir
  14. Eu estou doida para faz a canalização quero te mais um filho , gostaria de Saber o valor

    ResponderExcluir
  15. Eu estou doida para faz a canalização quero te mais um filho , gostaria de Saber o valor

    ResponderExcluir
  16. Eu estou doida para fazer a canalização já estou ligada a 18 anos . Será que eu consigo engravidar de novo

    ResponderExcluir
  17. Boa noite
    Dr. Gostaria muito de engravidar novamente e ñ consigo será que o médico me ligou? Qual exame devo fazer pra tirar a duvida?

    ResponderExcluir
  18. Boa noite
    Dr. Gostaria muito de engravidar novamente e ñ consigo será que o médico me ligou? Qual exame devo fazer pra tirar a duvida?

    ResponderExcluir
  19. Boa noite
    Dr. Gostaria muito de engravidar novamente e ñ consigo será que o médico me ligou? Qual exame devo fazer pra tirar a duvida?

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comece pelo exame de HISTEROSSALPINGOGRAFIA, exame este que pode ser solicitado por qualquer médico. dr andre vaz

      Excluir
  21. Boa noite Dr tenho 37 anos fiz uma laquiadura à 9 anos e hoje mim arrependo muito será que ainda tenho chance de reverter a minha cirurgia.

    ResponderExcluir
  22. Boa noite Dr tenho 37 anos fiz uma laquiadura à 9 anos e hoje mim arrependo muito será que ainda tenho chance de reverter a minha cirurgia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que sim, comece pelo exame de HISTEROSSALPINGOGRAFIA, exame este que pode ser solicitado por qualquer médico. dr andre vaz

      Excluir
  23. Boa noite Dr André, como faço para marca uma consulta com o senhor para realizar a recanalizaçao tubária?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TELEFONE CENTRAL: (21) 2603-8679
      de segunda a quinta, das 09 as 14 h

      e celulares:

      VIVO (21) 97275-6234
      Oi (21) 98878-5136
      CLARO (21) 96803-4913
      TIM (21) 98012-2779

      FALAR COM LARISSA, SECRETARIA.

      Excluir
  24. OLa boa tarde Dr.Andre tenho 40 anos e sou mae de 02 meninas,fiz laqueadura a 18 anos e gostaria de saber se é possivel fazer uma reversão e tbm se com a minha idade seria possivel engravidar e quais os riscos eu teria,se for possivel irei lhe procurar.Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leni, na sua idade importante pesquisar sua reserva ovulatória. Vc já fez o exame de Hormonio Anti-Mulleriano ?

      Excluir
  25. dr tenho 39 anos to com a trompas amarradas como faco nesse caso.

    ResponderExcluir
  26. O que significa salpingoplastia bilateral e lise de aderência?

    ResponderExcluir
  27. O que significa salpingoplastia bilateral e lise de aderência?

    ResponderExcluir
  28. Dr. uma pena ter tido acesso a essas informações somente agora. Há 13 dias tive minha segunda cesariana e estou revoltada com a médica q fez meu pré-natal. Durante todo o acompanhamento me disse q a minha gravidez era de risco e q eu teria que me submeter à laqueadura, pelo simples fato de ter 39 anos, sendo q tive uma gestação tranquila, sem pressão alta, dem diabetes, enfim, tudo normal. Nao5me conformo de ter me esterilizado sem necessidade. O sr. poderia me dizer quais as chances q tenho de reverter isso?

    ResponderExcluir
  29. Sou laqueada a 14 anos e tenho 36 de idade será q conseguiria engravidar com a reversão das trompas?

    ResponderExcluir
  30. Gostaria muito de fazer, onde fica esse hospital? Sou de Pernambuco.

    ResponderExcluir
  31. Bom dia gostaria de saber se e é possível a reversão da laqueadura foi retirado 5cm 0,4 de diâmetro de uma trompa e da outra trompa e 3 cm 0,4 cm de diâmetro da outra.
    E gostaria de saber se posso fazer a reversão e valor meu número me informa por favor 11 97015-6255

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI O SEU COMENTARIO