Páginas

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

O que são trompas DOENTES?

POR QUE SUAS TROMPAS ADOECEM ???
          (REVISADO EM 18/11/2019)

Por que as "trompas doentes" constituem uma das maiores causas da infertilidade feminina, ou melhor, do CASAL ? 

Me lembro do curso de medicina onde o GRANDE Professor Altamiro Vianna, titular da cadeira de ginecologia da Universidade Federal Fluminense, iniciava as aulas sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (D.S.T.) dizendo, para o espanto de todos: “saudade da gonorréia!”. 

Sábio em seus ensinamentos, o que queria na verdade era mostrar que a doença evolui, o germe evolui, a natureza evolui, e a complexidade aumenta. No tempo da gonorréia os sintomas da doença eram gritantes, com dores horríveis ao urinar para o homem, e um corrimento fétido na vagina da mulher. Pronto, era só sentir os sintomas, e correr para tratar os males da doença. 
Hoje, a infecção genital é provocada por germes sofisticados, como ureaplasmas, mycoplasmas, e poucas vezes, a “Clamídia tracomatis”. Raramente trará sintomas gritantes que leve a (o) paciente ao médico, mas deixando sequelas avassaladoras, como trompas doentes, e diminuição da qualidade dos espermatozóides com o  acometimento da próstata, podendo levar a ejaculação retrógrada, presente nos casos de maridos que encontrei infectados. 

Pode fechar as trompas, MAS, no começo, esse germe destrói os cílios de dentro das trompas fundamentais para carregar o "bebê", da trompa para o útero, num ritmo natural. 
Assim, muitas mulheres com trompas doentes, que apresentam alteração no relevo do interior da trompa, ou espessamento mucoso da parte ampular da trompa, diagnosticado pelo exame de histerossalpingografia, continuam tentando engravidar e sem sucesso. 

Essas pacientes podem relatar um atraso menstrual, seguido de menstruação abundante com coágulos, onde podem na realidade estar presenciando uma gravidez em processo de abortamento, pelo fato do embrião ter chegado cedo ao útero, pela falta dos cílios explicados acima. Ou o pior, podem evoluir com gravidez na trompa, pois os cílios não carregam mais o ovo, e ficando na trompa, problema sério.
O diagnóstico preciso da infecção por estes germes também é controverso. Na qualidade de mycoplasmas, essas bactérias que não tem a parede celular, dificultam o diagnostico e tratamento da doença. 
Só conheço um médico no Brasil fazendo espermocultura por PCR (Polymerase chain reaction ), exame indicado nestes casos (Dr. Paulo Linhares - RJ).

Uma forma simples de desconfiança dessas doenças se faz através do exame preventivo. Existe um sinal no exame preventivo do câncer de colo uterino, que pode muito nos ajudar: achado de “atipias inflamatórias nas células endocervicais (ou da endocervix)”, já é indicação de investigação da presença destes germes. 

O tratamento se dá por via oral, 28 dias de medicamento PARA O CASAL, lembrando que os cremes vaginais não resolvem. Essas “atipias” são mencionadas no laudo descritivo do exame preventivo e por vezes não fazem parte do diagnóstico final, passando desapercebido aos médicos desavisados.  
O tratamento das sequelas, como a danificação do interior da trompa ou a sua obstrução, podem ser tratados com a infusão de enzima associada a cortisona e antibiótico, método chamado HIDROTUBAÇÅO, e que para meu espanto cibernético, poucos continuam utilizando. 

Tenho tido bons resultados, há mais de trinta anos, nada milagroso, mas com resultados mais animadores dos que os 15% de chance da fertilização in vitro (FIV). 

Como prevenir? Modo de viver. Em tempos onde se preza a liberdade e igualdade, são os valores humanos que estão em jogo. A liberdade sexual associada a falta de prevenção contribuiu e muito para a evolução dessas doenças. O condom, a famosa camisinha, tem um papel fundamental na prevenção, mas valendo lembrar que só deve ser usada com gel lubrificante, sob a pena das queixas que tanto se escuta contra esse método. 

Um ensinamento oriental nos diz: “na ansiedade pela busca nos perdemos pelo mundo, quando o que precisamos se encontra tão perto, dentro de nós”. Fica aqui nesse saudoso conhecimento, palavras para decifrar um pouco mais dessa arte que se chama medicina. Espero poder ter ajudado.

                                                   Dr. André Vaz

e mail: trompalegal@gmail.com

TELEFONE CENTRAL: (21) 2603-8679 e celulares:

                          
                             Oi     (21) 98878-5136

                          VIVO   (21) 99680-0374 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTARIO